quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

PROGRAMA “SER SOLIDÁRIO”

Um programa para jovens ao serviço da comunidade local




Daniel Bastos
Presidente da Associação Nacionalde Jovens Autarcas Socialistas
bastos_1980@hotmail.com

O Municipio de Fafe vem desde à oito anos a dinamizar um programa específico para jovens que não concluíram o 12.º ano, deixando no máximo três disciplinas em atraso, e para jovens que não tenham conseguido ingressar no Ensino Superior, dando especial ênfase aos agregados carenciados, designado de “Programa Ser Solidário”.

Todos os anos, durante oito meses, ou seja um ano lectivo, dezenas de jovens do concelho de Fafe, exercem em Instituições Sociais, Colectividades, Escolas, Infantários e Juntas de Freguesia, durante 20 horas semanais, diversas tarefas e actividades de apoio. Cada jovem recebe pelo desempenho das suas funções durante os oito meses de vigência do programa uma bolsa mensal de 160€.

O programa “Ser Solidário”, visa assim ocupar os jovens do concelho com actividades de carácter ocupacional e didáctico, possibilitando ainda um primeiro contacto com a realidade profissional, uma valorização da responsabilidade pessoal e compromisso com a sociedade, fomentando ainda o espírito de equipa e organização.

Durante os oito anos que o programa já leva, centenas de jovens do concelho de Fafe tiveram já oportunidade de usufruir deste programa, muitos aproveitaram a oportunidade para prosseguir os estudos ao nível do ensino superior, sendo esta vertente uma das mais importantes do programa, tendo alguns inclusive sido convidados por algumas instituições a fazerem parte dos seus quadros.

Trata-se sem dúvida de um programa importante ao nível da política de juventude do município, sendo que anualmente a Câmara Municipal canaliza mais de sessenta mil euros para os “jovens solidários”, dado que as bolsas mensais são suportadas na íntegra pelo erário municipal. No total dos oito anos consecutivos de vigência do projecto o Município de Fafe investiu mais de quatrocentos mil euros nos “jovens solidários”, sendo que o programa continua a ter grande aceitação e acolhimento por parte dos jovens fafenses, e da sociedade local em geral.

Objectivos do Programa: Ocupação dos Jovens do Concelho, com actividades de carácter ocupacional e didáctico.

Duração do Programa: 8 meses

Início: Outubro; términos: Maio

Destinatários: estudantes do concelho que tenham concluído o 12°. ano e concorrido ao Ensino Superior sem que tenham conseguido ingressar ou que apesar de ainda não terem concluído o 12°. Ano de escolaridade, se encontrem matriculados para a sua conclusão, não podendo o número de disciplinas em atraso ser superior a três;

Condições de Ingresso:

- Jovens estudantes que tenham concluído o 12º Ano e concorrido ao Ensino Superior sem que tenham conseguido entrar;
- Todos os estudantes que, apesar de ainda não terem concluído o 12º Ano de escolaridade, se encontrem matriculados para a sua conclusão, não podendo o número de disciplinas em atraso ser superior a três;
Documentos a apresentarem no acto da Candidatura:
- Ficha de Inscrição
- Cópia do Bilhete de Identidade
- Cópia do Número de Identificação Fiscal
- Atestado de residência ou fotocópia do cartão de eleitor (Dec. Lei nº 149/87, de 30 de Março)
- Última declaração de rendimentos do seu agregado familiar para efeitos de IRS/IRC, se sujeitos à sua apresentação (Obs.: O escalonamento dos jovens tem em linha de conta os rendimentos dos agregados)
- Cópia do Certificado de Habilitações Literárias
- Comprovativo de ter efectuado a Prova Específica para concorrer ao Ensino Superior

Candidaturas:
As candidaturas são efectuadas durante a última semana de Agosto, e a primeira semana de Setembro no Departamento de Gestão de Recursos Humanos e Acção Social do Município;

Prestação semanal de Actividade: 20 horas

Instituições que recebem os Jovens: Colectividades, Escolas, Infantários, Juntas de Freguesia e outras Instituições.

Subsídio mensal: 160 €

Sem comentários: