segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Associação Nacional de Jovens Autarcas associou-se à convenção autárquica concelhia do Partido Socialista de Vale de Cambra
Vale de Cambra

O Partido Socialista de Vale de Cambra realizou no dia 6 de Dezembro (sábado) pelas 14horas, no Auditório da Associação Cultural e Recreativa de Vale de Cambra, a convenção autárquica concelhia subordinada à temática: “Vale de Cambra que futuro?”.

A Convenção Autárquica foi constituída por dois painéis: o 1º Painel – A IMPORTÂNCIA DO PODER AUTÁRQUICO – contou com a presença de Rosa Maria Albernaz (Deputada da Assembleia da República); Albino Almeida (Presidente Comissão Politica Concelhia do PS – Vale de Cambra); José António Soares (Vereador do PS na Câmara Municipal de Vale de Cambra); João Silva (Secretário – Coordenador da JS – Vale de Cambra); Nuno Marques Pereira (Vereador do PS na Câmara Municipal de Aveiro); e Daniel Bastos (Presidente Associação Nacional Jovens Autarcas Socialistas).

1.º Painel – A importância do poder autárquico

Da esquerda para a direita: Nuno Marques Pereira (Vereador do PS na Câmara Municipal de Aveiro); José António Soares (Vereador do PS na Câmara Municipal de Vale de Cambra); Rosa Maria Albernaz (Deputada da Assembleia da República; Albino Almeida (Presidente Comissão Politica Concelhia do PS – Vale de Cambra); Daniel Bastos (Presidente Associação Nacional Jovens Autarcas Socialistas); e João Silva (Secretário – Coordenador da JS – Vale de Cambra).

O 2º Painel – A ÁREA METROPOLITANA DO PORTO – PRIORIDADES ESTRATÉGICAS – contou com a presença de Carlos Lage (Presidente CCDRN); Armando França (Eurodeputado) e Afonso Candal (Deputado Assembleia da República e Presidente Federação Distrital de Aveiro do PS).

A Associação Nacional de Jovens Autarcas Socialistas – ANJAS, associou-se a esta iniciativa do Partido Socialista que procurou traçar e explanar o futuro de Vale de Cambra, tendo o presidente da ANJAS, Daniel Bastos, defendido que o município de Vale de Cambra deve apostar numa política de juventude assente em pressupostos de ambição, coerência política, devendo ser transversal, ou seja, deve influenciar e marcar as diversas áreas como a cultura, a educação, o emprego ou formação.

O Presidente da Associação Nacional de Jovens Autarcas Socialistas salientou que o Partido Socialista de Vale de Cambra enquanto força politica alternativa e dinâmica deve procurar a implantação do Conselho Municipal de Juventude de Vale de Cambra, permitindo aos jovens representantes de associações, juventudes partidárias e movimentos associativos influenciarem e contribuírem para uma efectiva politica de juventude no município. A criação do cartão-jovem municipal, que possibilite descontos em lojas locais, dinamizando o comércio local, e em actividades e sectores da câmara (p. ex.: piscina), redução de taxas municipais na construção de casa por parte de jovens vale cambrenses). Sugeriu igualmente a dinamização de uma Bolsa de Voluntariado Jovem em Vale de Cambra que envolva os jovens nas causas de solidariedade local e que levem a um diálogo e contributo inter – geracional, assim como a construção de casas para jovens a custos controlados que em consonância com uma maior dinamização da UNIVA possa cativar a fixação do jovens no concelho.

O presidente da ANJAS, salientou que o ciclo eleitoral 2009 exige dos jovens socialistas e do PS uma atitude de exigência, trabalho e coordenação de esforços, que marque a diferença e vá ao encontro das expectativas e anseios da população em geral, e em particular dos jovens.

Sem comentários: