quarta-feira, 25 de março de 2009

JS ORGANIZOU FORMAÇÃO NACIONAL SOBRE ADMINISTRAÇÃO AUTÁRQUICA


A JS organizou no fim-de-semana passado, dia 21 e 22 de Março, no Inatel da Foz do Arelho, uma formação de formadores autárquicos em colaboração com a Fundação Res Publica, uma instituição dedicada ao pensamento político e às políticas públicas, e que contou com a presença de vários jovens dirigentes socialistas de todo o país.


Esta formação representa uma forte aposta da JS tendo em linha de conta as eleições autárquicas, onde o objectivo principal passa pelo reforço da presença e das propostas dos jovens socialistas nos programas políticos locais do Partido Socialista, e assinala o arranque da JS na preparação dos seus militantes para os desafios autárquicos que se iniciarão com as candidaturas do PS às autarquias, e posteriormente com o exercício do poder autárquico.



Esta formação sobre conceitos básicos de administração autárquica contou com a presença da Dr.ª Isabel Cabaço, membro do último Grupo de Trabalho para a revisão da Lei das Finanças Locais, que abordou um módulo sobre “Finanças Locais”; do Dr. José Augusto de Carvalho, deputado do Partido Socialista e antigo Secretário de Estado da Administração Local que abarcou a temática da “Constituição e Funcionamento dos Órgãos da Autarquias Locais”; e do jurista José Barão, membro do Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Administração Local que analisou o “Estatuto dos Eleitos Locais”.


A sessão de encerramento ficou macacada pelo protocolo celebrado pela JS, na pessoa do Secretário-geral, Duarte Cordeiro, e a Fundação Res Publica, na pessoa de Pedro Marques, Secretário de Estado da Segurança Social e membro desta Fundação. Foram assim dados importantes passos para aprofundar a formação autárquica dos jovens socialistas.

Sem comentários: