sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JOVENS AUTARCAS SOCIALISTAS REUNIU EM FAFE

Realizou-se na manhã de sábado passado (dia 21 de Fevereiro) em Fafe, na sede do Partido Socialista (Praça Mártires do Fascismo) uma reunião da Direcção Nacional da ANJAS, que é presidida pelo líder da Juventude Socialista de Fafe, Daniel Bastos, onde marcou igualmente presença o Secretário – Geral Adjunto da JS, Pedro Vaz, e o Secretário Nacional da JS responsável pelo Pelouro das Relações Internacionais, Pedro Alves.


Esta reunião teve como principais objectivos calendarizar e orçamentar as iniciativas que a Associação Nacional de Jovens Autarcas Socialistas, em colaboração com o Secretariado Nacional da JS vai realizar durante o exigente ciclo eleitoral de 2009.

Assim, além do orçamento próprio que a Associação Nacional de Jovens Autarcas Socialistas vai dispor para dinamização da política autárquica da Juventude Socialista, a reunião em Fafe operacionalizou o modo de funcionamento do Gabinete de Apoio Jurídico, que resulta da colaboração com a JS, e vai procurar responder às dificuldades causadas pela exposição e intervenção na vida política autárquica por parte dos jovens autarcas socialistas a quem passará a ser prestada uma resposta técnico-jurídica qualificada.

A formação autárquica será a acção prioritária da Associação Nacional de Jovens Autarcas Socialistas tendo em linha de conta as eleições autárquicas, onde o objectivo principal passa pelo reforço da presença e das propostas dos jovens socialistas nos programas políticos locais do PS.


Neste sentido, está calendarizado para dia 21 e 22 de Março na Pousada da Juventude em Almada, em colaboração com a Fundação Res Publica uma acção de formação para jovens dirigentes nacionais socialistas, de modo a estarem qualificados para o exercício de formação autárquica ao nível nacional, distrital e local. Ficou igualmente estabelecido, um modelo amplo e geral de formação para os jovens socialistas: Região Norte (27 a 29 de Março – Pousada da Juventude Vilarinho das Furnas); Região Centro (27 e 28 de Março – Pousada de S. Pedro do Sul); Região Sul e Ilhas (1.º fim de semana de Abril ou Maio – Inatel de Oeiras).

Quer o Secretariado Nacional, quer a ANJAS farão o acompanhamento das formações de índole local de modo a abarcar todas as solicitações. Saliente-se que os participantes das formações autárquicas previstas em parceria com a Res Publica serão alvo de quotas por Federações que atempadamente serão divulgadas. A Associação Nacional de Jovens Autarcas Socialistas, coordenado pelo membro da direcção nacional da ANJAS, Francisco Reigota, irá ainda iniciar o levantamento dos autarcas da JS e da implementação dos Conselhos Municipais de Juventude em todo o país, designadamente: a) locais onde serão alterados; b) locais onde já foram alvo de discussão em Assembleia Municipal; c) locais onde já está em execução; d) locais onde a JS assumiu o protagonismo das propostas.

Por fim, ficou determinado que a Convenção Nacional Autárquica da Juventude Socialista irá decorrer em Fafe, sendo apontada como data para a realização deste encontro nacional, onde são esperados em Fafe centenas de jovens socialistas de todo o país, os dias 28 e 29 de Junho.

Sem comentários: