quarta-feira, 25 de março de 2009

JS ORGANIZOU FORMAÇÃO NACIONAL SOBRE ADMINISTRAÇÃO AUTÁRQUICA


A JS organizou no fim-de-semana passado, dia 21 e 22 de Março, no Inatel da Foz do Arelho, uma formação de formadores autárquicos em colaboração com a Fundação Res Publica, uma instituição dedicada ao pensamento político e às políticas públicas, e que contou com a presença de vários jovens dirigentes socialistas de todo o país.


Esta formação representa uma forte aposta da JS tendo em linha de conta as eleições autárquicas, onde o objectivo principal passa pelo reforço da presença e das propostas dos jovens socialistas nos programas políticos locais do Partido Socialista, e assinala o arranque da JS na preparação dos seus militantes para os desafios autárquicos que se iniciarão com as candidaturas do PS às autarquias, e posteriormente com o exercício do poder autárquico.



Esta formação sobre conceitos básicos de administração autárquica contou com a presença da Dr.ª Isabel Cabaço, membro do último Grupo de Trabalho para a revisão da Lei das Finanças Locais, que abordou um módulo sobre “Finanças Locais”; do Dr. José Augusto de Carvalho, deputado do Partido Socialista e antigo Secretário de Estado da Administração Local que abarcou a temática da “Constituição e Funcionamento dos Órgãos da Autarquias Locais”; e do jurista José Barão, membro do Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Administração Local que analisou o “Estatuto dos Eleitos Locais”.


A sessão de encerramento ficou macacada pelo protocolo celebrado pela JS, na pessoa do Secretário-geral, Duarte Cordeiro, e a Fundação Res Publica, na pessoa de Pedro Marques, Secretário de Estado da Segurança Social e membro desta Fundação. Foram assim dados importantes passos para aprofundar a formação autárquica dos jovens socialistas.

segunda-feira, 16 de março de 2009

JS aprova Cartão-jovem Municipal de Loulé na Assembleia Municipal

Os Jovens Socialistas eleitos para a Assembleia Municipal de Loulé congratulam-se pela aprovação por unanimidade da proposta de criação do Cartão Jovem Municipal Euro<26.>

Apesar de todos os Jovens dos concelhos vizinhos usufruírem dos benefícios desde cartão e desta proposta constar no Manifesto Autárquico de 2005 da Juventude Socialista de Loulé, só agora o Concelho de Loulé irá aderir ao mesmo. A JS espera que a sua implementação seja rápida, pelo que estará atenta em abono da Juventude Louletana.

Grupo Parlamentar do PS
Assembleia Municipal de Loulé
Moção

Exmo. Sr.
Presidente da Assembleia Municipal de Loulé

Num contexto de depreciação generalizada da economia, são os Jovens que mais sofrem, dada a sua menor capacidade económica. É assim determinante que o Município seja mais solidário com esta faixa etária, para que a Juventude do Concelho de Loulé consiga ter maior possibilidade de se emancipar na sociedade.

Numa parceria entre a Movijovem, a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e o Município de Loulé, é possível criar o Cartão Jovem Municipal Euro<26.>

Para além disso, tem a particularidade de poder ser utilizado no Município, em Portugal e na Europa. No Algarve outros Jovem Munícipes usufruem destas vantagens! São disso exemplo, todos os nossos vizinhos: Albufeira, Faro, São Brás de Alportel, Silves e Tavira, e ainda Lagoa, Portimão, Vila Real de Santo António e Aljezur, bem como Lagos em fase de implementação.

O Grupo Parlamentar do PS na Assembleia Municipal de Loulé, vem assim propor que o executivo camarário promova a adesão ao Cartão-jovem Municipal Euro <26.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Fim-de-semana FRO-JS com a presença do secretário-geral da Juventude Socialista

Nos passados dias 5 e 6 de Dezembro teve lugar o 2.º fim-de-semana federativo a nível nacional, com a presença do Secretário-geral da Juventude Socialista, Duarte Cordeiro. O responsável nacional da JS elegeu a Federação Regional do Oeste como segundo destino a visitar, tendo-se associado a este evento, os órgãos federativos e concelhios da JS e do PS da FRO.

Esta iniciativa iniciou-se, na Lourinhã, com um jantar na sexta-feira, dia 5, por volta das 20h, com a presença do Secretário-geral da JS, o Presidente da FRO-PS e da Presidente da FRO-JS, militantes do PS da Lourinhã, de onde destacamos a companhia do Presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, o camarada José Manuel Custódio e demais militantes e simpatizantes do PS e JS.

Durante o jantar o Presidente da Câmara Municipal da Lourinhã fez questão de colocar o Secretário-geral da JS a par de algumas das principais políticas sociais levadas a cabo pelo município, das quais se destacam as políticas educativas da autarquia que, de acordo com os melhores princípios socialistas, disponibiliza gratuitamente manuais escolares a todas as crianças do concelho do 1.º ciclo, estando agendado para o próximo ano, o alargamento desta iniciativa ao 2.º ciclo, assim como, consultas médicas de despiste de problemas visuais e auditivos na pré-primária e refeições gratuitas, entre outras.

Por volta das 21h30 iniciou-se o debate sobre políticas de habitação jovem, que teve como oradores, Duarte Cordeiro, Secretário-geral da JS e José Tomé, vereador com o pelouro da habitação na Câmara Municipal da Lourinhã e como moderadora, Cláudia Ferreira, Presidente da FRO-JS. Este debate contou com a presença de várias pessoas que se mostraram bastante interessadas pela temática e que após a apresentação das políticas existentes na Lourinhã (como por exemplo a redução em 50% - freguesias rurais – e 40% – freguesias litorais – das taxas camarárias cobradas em caso de construção e reconstrução de habitação própria para jovens entre os 18 e os 35 anos) pelo vereador socialista e das políticas a nível nacional defendidas pela JS, como sejam o apoio à autoconstrução ou a possibilidade de aquando de um processo de loteamento se reservarem, por exemplo, 10 ou 15% dos fogos a habitação jovem a custos controlados, colocaram várias questões e deram, mesmo, alguns contributos. Na mesma linha o Presidente da FRO sublinhou a importância da fixação de jovens nos seus concelhos de origem, mesmo de um ponto de vista social, possibilitando-se toda uma série de sinergias familiares, como sejam, os avós que cuidam dos netos – filhos de um jovem casal – e que mais tarde podem vir a ser apoiados por esses jovens e pelos próprios netos.

Sábado, dia 6, segundo dia desta iniciativa, iniciou-se com uma visita ao Cadaval, com o Secretário-geral da JS, militantes do PS e da JS e deputados municipais do PS do Cadaval. Durante esta visita houve a oportunidade de verificar algumas situações que, no entender da população, são de difícil compreensão, como sejam, a utilização do terminal rodoviário do Cadaval para fins diversos daqueles a que se destina, apesar da obra estar pronta e de não existir outra alternativa viável, a construção de uma nova escola, absolutamente, desenquadrada do restante pólo escolar do concelho e, consequentemente, mais distante das acessibilidades e transportes ou, a construção de uma nova biblioteca que se encontra inacabada – à cerca de 1 ano – e também ela deslocada do local onde, efectivamente, faz falta, pois, encontra-se junto à pré-primária e no lado oposto da vila àquele onde se encontram os estudante do secundário que poderiam vir a fazer uso da mesma.

Pelas 12h, a comitiva deslocou-se para o Concelho de Torres Vedras, mais especificamente, numa visita às obras de requalificação da "Praia de Santa Cruz", tendo sido acolhidos pelo Presidente da Câmara Municipal o Dr. Carlos Miguel, o vereador Carlos Bernardes, o Presidente da Junta de Freguesia da Silveira, Sr. Mário Miranda, o arquitecto Bruno Ferreira responsável pelo projecto e demais militantes e simpatizantes do PS e JS que a nós se quiseram juntar, tendo sido o ponto de encontro, o largo da "Havaneza" em Santa Cruz.

Durante este evento houve a possibilidade de visitar as obras da Azenha de Santa Cruz que se encontram em fase muito avançada, demonstrando uma clara preocupação com a manutenção e preservação da traça e funcionalidade originária do local, tendo o Dr. Carlos Miguel, demonstrado claro orgulho na obra e intenção de dinamizar turisticamente o local, bem como, de proporcionar um espaço de tranquilidade e cultura, com possibilidade de leitura de jornais diários, de convívio e de visitas por parte das escolas aquando do funcionamento de um ponto museológico com a explicação do modo de manufactura da farinha e do pão.

Às 13h15 teve lugar um almoço no Restaurante Saborear, Parque Verde da Várzea, em Torres Vedras, com o Secretário-geral da JS, o Presidente da FRO-PS, o vereador e coordenador da concelhia de Torres Vedras, Carlos Bernardes e demais militantes do PS e JS, que a nós se quiseram juntar.

Pelas 15h, realizou-se uma mesa redonda, no Concelho de Alenquer, subordinada ao tema "O papel das autarquias na política de educação", com o Secretário-geral da JS e o vereador Jorge Riso, responsável pelo pelouro da educação na Câmara Municipal de Alenquer. Esta iniciativa decorreu no "Portal do Vinho" em Alenquer e teve como moderador o Secretário-coordenador da JS Alenquer, Samuel Dinis.

O final deste programa, de intensa actividade do Secretário-geral da JS, deu-se por volta das 17h30, após a apresentação de um conjunto de medidas sociais em termos de educação que são colocadas em prática pela autarquia alenquerense e de um conjunto de propostas por parte do Duarte Cordeiro, pois, apesar de muito já estar a ser feito é sempre dever da JS querer mais e melhor, desafiando o PS com ideias construtivas. Este é, precisamente, o intuito das semanas federativas que estão a ser levadas a cabo, ou seja, visitar o país em busca das melhores práticas existentes em cada local para depois as divulgar junto de outros autarcas, para que possamos aprender com o que de melhor se faz em cada local, pois, se é certo que em nenhum local se faz tudo 100% correcto, não é menos certo que, se mantivermos o espírito aberto a novos contributos a probabilidade de se conseguir melhorar a cada dia promovendo o ideário socialista será cada vez maior.

Impacto do fim-de-semana federativo da JS na FRO na imprensa local: