Fim-de-semana FRO-JS com a presença do secretário-geral da Juventude Socialista
Nos passados dias 5 e 6 de Dezembro teve lugar o 2.º fim-de-semana federativo a nível nacional, com a presença do Secretário-geral da Juventude Socialista, Duarte Cordeiro. O responsável nacional da JS elegeu a Federação Regional do Oeste como segundo destino a visitar, tendo-se associado a este evento, os órgãos federativos e concelhios da JS e do PS da FRO.
Esta iniciativa iniciou-se, na Lourinhã, com um jantar na sexta-feira, dia 5, por volta das 20h, com a presença do Secretário-geral da JS, o Presidente da FRO-PS e da Presidente da FRO-JS, militantes do PS da Lourinhã, de onde destacamos a companhia do Presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, o camarada José Manuel Custódio e demais militantes e simpatizantes do PS e JS.
Durante o jantar o Presidente da Câmara Municipal da Lourinhã fez questão de colocar o Secretário-geral da JS a par de algumas das principais políticas sociais levadas a cabo pelo município, das quais se destacam as políticas educativas da autarquia que, de acordo com os melhores princípios socialistas, disponibiliza gratuitamente manuais escolares a todas as crianças do concelho do 1.º ciclo, estando agendado para o próximo ano, o alargamento desta iniciativa ao 2.º ciclo, assim como, consultas médicas de despiste de problemas visuais e auditivos na pré-primária e refeições gratuitas, entre outras.
Por volta das 21h30 iniciou-se o debate sobre políticas de habitação jovem, que teve como oradores, Duarte Cordeiro, Secretário-geral da JS e José Tomé, vereador com o pelouro da habitação na Câmara Municipal da Lourinhã e como moderadora, Cláudia Ferreira, Presidente da FRO-JS. Este debate contou com a presença de várias pessoas que se mostraram bastante interessadas pela temática e que após a apresentação das políticas existentes na Lourinhã (como por exemplo a redução em 50% - freguesias rurais – e 40% – freguesias litorais – das taxas camarárias cobradas em caso de construção e reconstrução de habitação própria para jovens entre os 18 e os 35 anos) pelo vereador socialista e das políticas a nível nacional defendidas pela JS, como sejam o apoio à autoconstrução ou a possibilidade de aquando de um processo de loteamento se reservarem, por exemplo, 10 ou 15% dos fogos a habitação jovem a custos controlados, colocaram várias questões e deram, mesmo, alguns contributos. Na mesma linha o Presidente da FRO sublinhou a importância da fixação de jovens nos seus concelhos de origem, mesmo de um ponto de vista social, possibilitando-se toda uma série de sinergias familiares, como sejam, os avós que cuidam dos netos – filhos de um jovem casal – e que mais tarde podem vir a ser apoiados por esses jovens e pelos próprios netos.
Sábado, dia 6, segundo dia desta iniciativa, iniciou-se com uma visita ao Cadaval, com o Secretário-geral da JS, militantes do PS e da JS e deputados municipais do PS do Cadaval. Durante esta visita houve a oportunidade de verificar algumas situações que, no entender da população, são de difícil compreensão, como sejam, a utilização do terminal rodoviário do Cadaval para fins diversos daqueles a que se destina, apesar da obra estar pronta e de não existir outra alternativa viável, a construção de uma nova escola, absolutamente, desenquadrada do restante pólo escolar do concelho e, consequentemente, mais distante das acessibilidades e transportes ou, a construção de uma nova biblioteca que se encontra inacabada – à cerca de 1 ano – e também ela deslocada do local onde, efectivamente, faz falta, pois, encontra-se junto à pré-primária e no lado oposto da vila àquele onde se encontram os estudante do secundário que poderiam vir a fazer uso da mesma.
Pelas 12h, a comitiva deslocou-se para o Concelho de Torres Vedras, mais especificamente, numa visita às obras de requalificação da "Praia de Santa Cruz", tendo sido acolhidos pelo Presidente da Câmara Municipal o Dr. Carlos Miguel, o vereador Carlos Bernardes, o Presidente da Junta de Freguesia da Silveira, Sr. Mário Miranda, o arquitecto Bruno Ferreira responsável pelo projecto e demais militantes e simpatizantes do PS e JS que a nós se quiseram juntar, tendo sido o ponto de encontro, o largo da "Havaneza" em Santa Cruz.
Durante este evento houve a possibilidade de visitar as obras da Azenha de Santa Cruz que se encontram em fase muito avançada, demonstrando uma clara preocupação com a manutenção e preservação da traça e funcionalidade originária do local, tendo o Dr. Carlos Miguel, demonstrado claro orgulho na obra e intenção de dinamizar turisticamente o local, bem como, de proporcionar um espaço de tranquilidade e cultura, com possibilidade de leitura de jornais diários, de convívio e de visitas por parte das escolas aquando do funcionamento de um ponto museológico com a explicação do modo de manufactura da farinha e do pão.
Às 13h15 teve lugar um almoço no Restaurante Saborear, Parque Verde da Várzea, em Torres Vedras, com o Secretário-geral da JS, o Presidente da FRO-PS, o vereador e coordenador da concelhia de Torres Vedras, Carlos Bernardes e demais militantes do PS e JS, que a nós se quiseram juntar.
Pelas 15h, realizou-se uma mesa redonda, no Concelho de Alenquer, subordinada ao tema "O papel das autarquias na política de educação", com o Secretário-geral da JS e o vereador Jorge Riso, responsável pelo pelouro da educação na Câmara Municipal de Alenquer. Esta iniciativa decorreu no "Portal do Vinho" em Alenquer e teve como moderador o Secretário-coordenador da JS Alenquer, Samuel Dinis.
O final deste programa, de intensa actividade do Secretário-geral da JS, deu-se por volta das 17h30, após a apresentação de um conjunto de medidas sociais em termos de educação que são colocadas em prática pela autarquia alenquerense e de um conjunto de propostas por parte do Duarte Cordeiro, pois, apesar de muito já estar a ser feito é sempre dever da JS querer mais e melhor, desafiando o PS com ideias construtivas. Este é, precisamente, o intuito das semanas federativas que estão a ser levadas a cabo, ou seja, visitar o país em busca das melhores práticas existentes em cada local para depois as divulgar junto de outros autarcas, para que possamos aprender com o que de melhor se faz em cada local, pois, se é certo que em nenhum local se faz tudo 100% correcto, não é menos certo que, se mantivermos o espírito aberto a novos contributos a probabilidade de se conseguir melhorar a cada dia promovendo o ideário socialista será cada vez maior.
Impacto do fim-de-semana federativo da JS na FRO na imprensa local: